Nossa História

Georges Broemm vista aerea
 

A empresa Georges Broemmé Aromas e Fragrâncias Ltda. foi fundada pelo casal Vera e Georges Broemmé.

 

O Sr. Georges Broemmé nasceu em 16 de janeiro de 1893 em São Petersburgo, na Rússia e faleceu em julho de 1972, no Brasil. A Sra. Vera Broemmé von der Launitz nasceu nas Províncias Bálticas, na Rússia em 1902, vindo a falecer em outubro de 1996, também no Brasil.

 

O Sr. Georges Broemmé formou-se em química industrial em São Petersburgo. Vários estágios na Alemanha e na Inglaterra completaram os seus estudos. Estabelecendo-se na Alemanha, fundou em Berlim, juntamente com seu pai, Sr. Eduard Broemmé e seu irmão, Sr. Ernst Broemmé a indústria de essências Gebrueder Broemmé (Irmãos Broemmé). Posteriormente fundaram a Broemmé Freres na Suíça, Essbro Limited na Inglaterra e Rifa Inc. nos Estados Unidos.

 

Os negócios prosperavam até que deu-se início à 2ª Guerra Mundial. A fábrica de Berlim foi bombardeada pelos ingleses e a fábrica da Inglaterra pelos alemães. Com isto, os proprietários decidiram dividir o que restava e assim a fábrica da Suiça ficou com o irmão do Sr. Georges e a fábrica dos Estados Unidos com o casal Vera e Georges Broemmé.

 

O casal mudou-se então para Nova York para administrar a empresa e fugir dos horrores da guerra, porém não se adaptaram. Resolveram então se mudar para a América do Sul, onde desde 1930 já tinham representantes e boa clientela em países como o Brasil, Argentina, Venezuela e outros. Inicialmente decidiram fixar residência na Argentina, porém o navio em que viajavam atracou por 2 dias na cidade do Rio de Janeiro para reabastecimento, tempo suficiente para o casal conhecer um pouco da cidade e do povo brasileiro e decidirem ficar no país. Era o ano de 1940.

 

Fixaram residência em Petrópolis e começaram a pesquisar qual a melhor região para se estabelecerem definitivamente. O casal pretendia montar uma empresa de destilação do Lemongrass, óleo etérico extraído da erva cidreira , matéria-prima utilizada em diversos produtos aromáticos e muito valorizada no mercado externo e interno. Para isto o casal queria adquirir uma propriedade rural e cultivar a erva cidreira necessária ao abastecimento da destilaria.

 

Aconselhados pelo ilustre advogado Dr. Trajano de Miranda Valverde a escolherem o estado de Minas Gerais o casal se dirigiu para Belo Horizonte munidos de várias cartas de apresentação, inclusive uma ao então prefeito da cidade Sr. Juscelino Kubitschek e uma outra ao secretário da Agricultura Sr. Israel Pinheiro. Auxiliados pelo adjunto de secretário da Agricultura, Sr. José Soares de Gouvea, encontraram as terras e clima adequados em Carmo da Mata - MG.

 

Adquiriram as terras que ainda hoje formam a fazenda Boa Esperança e em 1942 deram início aos trabalhos de limpeza dos terrenos, instalação de uma cerâmica e montagem do primeiro alambique para destilação do lemongrass.

 

Até a data da fundação da Fábrica de Essências Broemmé, este produto era importado da Suiça, Alemanha e Estados Unidos, por preços , quase sempre, ao dobro dos cobrados no mercado nacional, o que imprimiu novo impulso às organizações que se serviam deste material nos diversos estados brasileiros. No entanto com o decorrer dos anos fatores como novas leis trabalhistas, carência de implementos agrícolas apropriados ao plantio e cultivo da erva cidreira e diminuição no volume de exportação tornaram este ramo economicamente inviável.

 

O casal Broemmé decidiu então investir em uma indústria de essências, ramo que trabalhavam na Europa, e aproveitando a estrutura já existente, restaurando e adaptando os prédios, iniciaram a produção em 1950.

 

A seriedade e compromisso com seus clientes são fatores determinantes de seu sucesso e destaque no mercado nacional.

 
Conhea toda nossa histria - Galeria de Fotos