A empresa Georges Broemmé foi fundada pelo casal Vera e Georges Broemmé.
O Sr. Georges Broemmé formou-se em química industrial em São Petersburgo. Vários estágios na Alemanha e na Inglaterra completaram os seus estudos. Estabelecendo – se na Alemanha, fundou em Berlim, juntamente com seu pai, Sr. Eduard Broemmé e seu irmão, Sr. Ernst Broemmé a indústria de essências Gebrueder Broemmé (Irmãos Broemmé). Posteriormente fundaram a Broemmé Freres na Suíça, Essbro Limited na Inglaterra e Rifa Inc. nos Estados Unidos.
Instalaram vários escritórios de venda na Espanha, Portugal e América do Sul. No Brasil eram 4 escritórios: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Recife. Para controlar esta vasta organização o Sr. Georges viajava a metade do ano.
Os negócios prosperavam até que deu -se início à 2ª Guerra Mundial. A fábrica de Berlim foi bombardeada pelos ingleses e a fábrica da Inglaterra pelos alemães. Com isto, os proprietários decidiram dividir o que restava e assim a fábrica da Suíça ficou com o irmão do Sr. Georges e a fábrica dos Estados Unidos com o casal Vera e Georges Broemmé.
O casal mudou-se então para Nova York para administrar a empresa e fugir dos horrores da guerra, porém não se adaptaram ao clima e à poluição. Resolveram então se mudar para a América do Sul, onde desde 1930 já tinham representantes e boa clientela em países como o Brasil, Argentina, Venezuela e outros. Inicialmente decidiram fixar residência na Argentina, porém o navio em que viajavam atracou por 2 dias na cidade do Rio de Janeiro para reabastecimento, tempo suficiente para o casal conhecer um pouco da cidade e do povo brasileiro e decidir ficar no país. Era o ano de 1940.
Fixaram residência em Petrópolis e começaram a pesquisar qual a melhor região para se estabelecerem definitivamente. O casal pretendia montar uma empresa de destilação do Lemongrass, óleo etérico extraído da erva cidreira, matéria-prima utilizada em diversos produtos aromáticos e muito valorizada no mercado externo e interno. Para isto o casal queria adquirir uma propriedade rural e cultivar a erva cidreira necessária ao abastecimento da destilaria.
Aconselhados pelo advogado Dr. Trajano de Miranda Valverde a escolherem o estado de Minas Gerais, o casal se dirigiu para Belo Horizonte munido de várias cartas de apresentação, inclusive uma ao então prefeito da cidade, Sr. Juscelino Kubitschek, e uma outra ao secretário da Agricultura Sr. Israel Pinheiro. Auxiliados pelo adjunto de secretário da Agricultura, Sr. José Soares de Gouvea, foram levados para Carmo da Mata aonde decidiram se estabelecer.
Adquiriram as terras que ainda hoje formam a fazenda Boa Esperança e em 1942 deram início aos trabalhos de limpeza dos terrenos, instalação de uma cerâmica e montagem do primeiro alambique para destilação do lemongrass.
Até a data da fundação da Fábrica Broemmé, este produto era importado da Suíça, Alemanha e Estados Unidos, por preços quase sempre o dobro dos cobrados no mercado nacional, o que imprimiu novo impulso às organizações que se serviam deste material nos diversos estados brasileiros.
No entanto, com o decorrer dos anos, fatores como novas leis trabalhistas, carência de implementos agrícolas apropriados ao plantio e cultivo da erva cidreira e diminuição no volume de exportação tornaram este ramo economicamente inviável.
O casal Broemmé decidiu então investir em uma indústria de essências, ramo que atuaram na Europa e, aproveitando a estrutura já existente, restaurando e adaptando os prédios, iniciaram nos anos 50 a fabricação de aromas, fragrâncias e extratos naturais.
A seriedade e compromisso com seus clientes são fatores determinantes de seu sucesso e destaque no mercado nacional.